terça-feira, 2 de agosto de 2011

INSS: lista não inclui todos segurados com direito à revisão do benefício

A Lista do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) deixou de fora muitos segurados que possuem o direito à revisão, e vem causando preocupação em aposentados e pensionistas, segundo publicou "O DIA".
Orlando Matos, de 60 anos, é aposentado desde 2000. Limitado ao teto previdenciário da época, Orlando levou um susto ao ligar para a Central 135 da Previdência e ouvir da atendente que seu nome não constava na lista dos contemplados para receber a correção do benefício pela ação do teto. Para sua surpresa, depois de consultar um advogado, ele tinha todos os pré-requisitos para fazer parte da lista das mais de 117 mil pessoas que terão direito ao reajuste a ser creditado na conta de setembro.
Os especialistas previdenciários afirmam que essa constatação já era prevista, e fazem ainda um segundo alerta: deve-se suspeitar do valor que será depositado na conta. "Fui pesquisar já na expectativa de que eles iriam enxugar ao máximo essa concessão de benefício. A orientação que recebi foi pra que esperasse receber o primeiro salário corrigido, que só vai chegar em setembro. Se a correção não vier como deve, aí vou pra Justiça", explicou Orlando.

Caso semelhante o do aposentado por invalidez Alexandre Reis, de 41 anos, que ficou de fora do pagamento também. "Liguei para Brasília e disseram que estudam incluir a gente (aposentados por invalidez)", disse ele, que ainda espera o contracheque de agosto de ir aos tribunais.

O advogado previdenciário Eurivaldo Neves ainda questiona de que forma os cálculos são feitos, já que uma explicação mais profunda não foi divulgada. "Como o INSS não divulga o cálculo nem o valor de cada correção, de que forma ter certeza de que o pagamento será correto? As emendas que alteraram o teto elevaram o valor máximo de contribuição a 11%, em 1998, e a 100%, em 2003. Como o INSS faz um cálculo em que o reajuste médio será de 11%", questiona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário